VC. BUSCA DESCANSO'?...

VC. BUSCA DESCANSO'?...
QUEM NÃO BUSCA DESCANSO PARA OS TORMENTOS DOS PENSAMENTOS, EXISTEM LUGARES, ONDE É POSSIVEL MEDITAR E TER PAZ...

SEJAM BEM VINDOS AO BLOG DO PR. EDER

NA VIDA TEMOS PRIVILÉGIOS, EU SINTO QUE O MEU SE ENCONTRA NO CENTRO DA VONTADE DE UM (DEUS FORTE E TREMENDO) E TODOS QUE ME CONHCEM PODEM AFIRMAR MINHAS PALAVRAS, ASSIM SEJA VC. UM COMPARTILHADOR DE MINHAS CONQUISTAS E VIVA EM SUA VIDA TAMBÉM "O MELHOR DE DEUS QUE AINDA ACONTECERÁ EM SEUS DIAS..."

PR. EDER F. BATISTA

quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

ARTE DA RESELIÊNCIA !

A arte da Resiliência...
PASTOR EDER BATISTA
Desde nosso nascimento as pessoas que nos cercam passaram a nós suas impressões: Conceitos, valores, crenças, comportamentos. Enganam-se quem acha que a vida é simples, porque não é, por que o simples fato de sermos humanos já nos coloca dentro de uma complexidade, fora do comum. Muitas teorias tentam explicar o nosso viver intenso, nossos dilemas e dramas, mas apesar de tudo isso, o ser humano nasce com capacidades únicas para a “Resiliencia”.
Fazendo com que cada um tenha a oportunidade de crescer e se desenvolver. O termo Resiliencia é usado por especialistas das ciências sociais, definindo coma a capacidade de esticar-se ou vencer, viver positivamente mesmo sob um estado de profundo stress. Segundo sociólogo Irlandês Vanistendoel a Resiliencia pontua dois períodos:
  1. Resistência a destruições e a capacidade de proteger sua integridade pessoal frente a fortes pressões.
  2. A capacidade de se construir, criando uma vida digna de ser vivida a despeito das circunstancias adversas.

As pessoas resilientes possuem características próprias, elas são feridas e machucadas no decorrer da vida e mesmo assim possuem competências necessárias para curar suas feridas, buscando em todo tempo a cicatrização. É possível que as cicatrizes se irritem no decorrer da vida do resiliente, mas em todo tempo eles adquirem a capacidade de compreender melhor outras pessoas resilientes ou feridas, tendo mais compaixão por elas. Uma pessoa pode sofrer todo tipo de maus tratos no decorrer da vida e ainda assim, podem tornar-se pais amorosos. A Resiliencia é criada dentro de seu processo em função do temperamento pessoal e do apoio social que a pessoa receberá. Os fatores que darão significado aos sofrimentos podem ser bem utilizados através de:
  • Redes de ajuda social e espiritual ou grupo de apoio
  • As psicoterapias e suas técnicas ajudam muito
  • As artes plásticas: Pintura, escultura, modelagem, teatro, musica, dança
  • Quando a pessoa encontra um sentido para sua vida, inclusive com aspectos a sua vida espiritual e a religião, seguindo por uma busca.
  • Autocontrole ainda que muito difícil, se esforçando
  • Amor próprio
  • Senso de humor frente à vida.
  • São esforços internos que ajuda uma pessoa resiliente a se restaurar.
  • A “auto-análise” também pode ser considerada outro fator preponderante: A tomada de consciência capacitando a pessoa a identificar os problemas e suas raízes (levantamento dos estragos).
  • Senso de independência colocando limite entre as pessoas e a si próprio, distanciando daqueles que são manipuladores, rompendo com as más influencias.
  • Fazendo escolhas certas no nível de relacionamento interpessoal que tenham boa saúde mental.
  • A capacidade de controlar sua própria vida.
  • A busca pela criatividade para encontrar refúgios, possibilitando encontros de paz de espírito, dando a oportunidade a si mesmo de experimentar novas emoções.
  • A busca pela leveza emocional, olhando a vida minimizando as tensões, e desvendando o lado cômico de cada situação estressante.
  • A busca pela ética em suas ações, procurando a assertividade em cada decisão, valorizando a ajuda mutua e as compaixões.
Toda pessoa que enfrentou ou enfrenta certo grau de dificuldade na vida tem a capacidade de superações baseado nas mensagens que recebeu durante sua infância. Elas são capazes de contribuir na formação de pessoas ajudando-as a encontrar sentidos e novos roteiros a sua vida, tendo uma capacidade muito maior nas empatias. Não se vive a vida sem traumas, pois a vida é arriscada, mesmo assim é plena.
A comunicação otimista pode dar o encorajamento necessário, aliviando os pensamentos pesados, fazendo com que a pessoa consiga assumir responsabilidades significativas a sua vida, recolocando em ordem tudo que não vale à pena. Retomando o controle de sua vida, modificando as posições das coisas e as escalas de valores, tendo a consciência limpa não aceitando acusações injustas com intrigas pessoais.   As pessoas não resilientes não tem autoridade pessoal para expressar aquilo que não entende, muito menos tem condições de fazer qualquer tipo de julgamento a pessoas resilientes. O resiliente precisa ter antes de tudo convicções, ter foco sobre o que deseja e como deseja obter controle e sucesso nas coisas, dando um sentido e significado a sua vida, suportando o tempo, os esforços e a situações contrarias.       Os “revoltosos” não conseguem ser resilientes, não conseguem desenvolver uma compaixão ligada diretamente à empatia, eles não produzem sensações de amor ao que sofre e não conseguem dar leveza as tensões. Ele não é nobre!
Não se aprende a Resiliencia, mas desenvolve à frente aos dramas ao longo da vida. Ninguém é forte o tempo todo, nem tão pouco escapa de seu passado, sem antes guardar vestígios dele. A Resiliencia não garante uma vida equilibrada, mas permite viver com normas e éticas, superando as provocações. Mesmo assim somente compartilhar a vida com resilientes não basta, é preciso amar acima da media, tendo grande compaixão, aceitando com graça aos obstáculos da vida, tornando “Resilientes que brilham”, pois a esperança sempre é possível e ninguém é tão machucado pela vida a ponto de ser definitivamente esmagado.
Porque Deus, que disse que das trevas resplandece a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da gloria de Deus, na face de Jesus Cristo. Temos porem, esse tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados; perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos trazendo sempre por toda parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também em nossos corpos”.  - II Coríntios 4:6-10
Exemplos na Bíblia de pessoas que foram resiliêntes: Jacó, José do Egito, Jó, Rute e Jabez, Os Heróis da Fé; Hb. 11: são o Verdadeiro exemplo dos Resilientes que superaram e suportaram toda pressão da Vida na Fé em Jesus Cristo, o que tem Poder para fazer cicatrizar as Feridas que a Vida empõe sobre nós seres Humanos!
PASTOR EDER BATISTA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário